John Donnelly, arquiteto da Irlanda do Norte, abriu recentemente um escritório dedicado à produção de maquetes detalhadas que explorem a diversidade do ambiente construído de Belfast. Model Citizen foi fundado buscando promover um maior entendimento apreciação da arquitetura e dos trabalhos manuais das cidades irlandesas.
O escritório vê suas esculturas e maquetes como um “mecanismo para enfatizar a beleza e o significado do nosso patrimônio”, traduzindo os estilos art déco, brutalista e internacional em objetos esculturais tangíveis que podem ser manuseados e explorados.
Enquanto estudava arquitetura na universidade, usei modelos e maquetes de concreto e gesso para explorar a forma e a textura durante o processo de projeto. Durante a formação, os estudantes são ativamente encorajados a usar a modelagem física como uma ferramenta para explorar e apresentar o projeto. Infelizmente, este processo tátil está ausente na prática arquitetônica moderna, onde o foco está cada vez mais nos métodos de trabalho digital. Foi com isso em mente que iniciei o projeto Model Citizen para explorar e interpretar o ambiente construído que me cerca e me envolver novamente com o ofício da arquitetura, criando belos modelos físicos que combinam técnicas tradicionais e tecnologia digital.
- John Donnelly, fundador do Model Citizen
A capital da Irlanda do Norte, Belfast, oferece um playground arquitetônico diversificado para o Model Citizen, como mostrado em nosso recente guia arquitetônico da cidade, em inglês. Até o momento, o estúdio se concentrou no rico legado arquitetônico de Belfast através de uma exploração de edifícios como a International Transport House, o Art Deco Burton Building, o Art Deco Bank of Ireland Building eo Brutalist / Classic Hybrid Ulster Museum. A linguagem única da modelagem física permite ao escultor transmitir os detalhes arquitetônicos dos relevos, mosaicos, murais e formas escultóricas.
Mais informações sobre o Model Citizen podem ser acessadas no site oficial ou no Instagram. A iniciativa é uma das muitas que procura usar a linguagem da modelagem arquitetônica para criar peças ornamentais, como os ícones arquitetônicos em miniatura da Chisel & Mouse e os objetos de mesa hiper-realistas de Joshua Smith.
Via: Model Citizen